O que são os Probióticos ?

Os probióticos são aditivos alimentares que podem ser administrados oralmente ou adicionados aos alimentos. São compostos por microrganismos vivos, como as bactérias e leveduras, afetando positivamente os animais trazendo homeostase a sua microbiota intestinal.

O mercado em sua maioria utiliza-se de Lactobacillus e/ou Estreptococus, pois estes são habitantes naturais da flora intestinal do animal. Estes microrganismos podem ser encontrados na sua forma natural ou industrializada.

Estes aditivos sendo naturais ou industrializados são utilizados para fortalecer o organismo dos animais em situações estressantes como mudanças bruscas na alimentação, desmama, vacinação, falha na ingestão do colostro, após o tratamento com antibióticos entre outras. Eles também são considerados uma ferramenta alternativa para o tratamento e prevenção de doenças oportunistas e diarreias, fazendo a supressão dos organismos patogênicos.

O benefício para Cães e Gatos.

Pesquisas relatam que o uso de probióticos em cães foi eficiente para o aumento da digestibilidade de matéria seca, matéria orgânica e de proteína bruta, melhorando o aspecto das fezes. A associação dos probióticos com outros aditivos também tem nos mostrado resultados perante a encefalopatia hepática, pois eles controlam a hiperamonemia diminuindo as bactérias produtoras de urease e consequentemente trazendo redução na absorção de amônia, sendo a amônia uma das causas dessa patologia.

Os probióticos são indicados para qualquer fase da vida de cães e gatos. Além de prevenir o crescimento de bactérias patogênicas eles atuam sobre a imunidade estimulando a produção de células protetoras, revigorando os animais e trazendo a eles mais energia para o seu dia-a-dia.

Créditos: Brenda dos Reis Brene