O que é Torção Gástrica e como ocorre ?

A torção gástrica é uma doença na qual o estômago do animal gira dentro da cavidade abdominal, impedindo assim o trânsito intestinal. Ocorre principalmente em animais de porte grande e gigante como os Pastores, Dogue Alemão, São Bernardo, Dobermann entre outras.

Na maioria dos casos ela ocorre porque o animal ingere uma grande quantidade de alimento em uma refeição e juntamente com a excitação na hora da alimentação faz com que o estômago gire e forme uma espécie de nó, esse nó impede tanto o trânsito intestinal quando a circulação sanguínea da região.

É perigoso ?

É uma doença que possui uma alta mortalidade, pode chegar há 60% em casos onde o animal não receba tratamento adequado em até 6 horas após o aparecimento dos sinais clínicos.

Os sinais mais comuns são salivação excessiva, várias tentativas de vômito, animal fica inquieto, palidez da gengiva, sensibilidade no abdome e o mais característico é o aumento da cavidade abdominal pelo acúmulo de gases.

O que fazer nesses casos ?

Quando o tutor perceber qualquer tipo de alteração no seu animal deve procurar imediatamente o médico veterinário de sua confiança para que sejam realizados os devidos procedimentos de tratamento o mais rápido possível. Neste caso, após a torção, o tratamento é cirúrgico.

O tutor deve usar alguns métodos para prevenir a torção, como por exemplo, fracionar a alimentação o máximo possível, evitar excitar muito o animal antes e durante a alimentação, não levar o animal para passear nem brincar após a refeição, deixar os potes de alimentação e água em uma altura na qual eles não necessitem abaixar muito a cabeça na hora da alimentação, pois a cabeça erguida diminui a entrada de ar junto com o alimento, diminuindo as chances de que ocorra uma torção gástrica.

Fonte: Lucas Souza