Quando um cão é considerado idoso ?

Podemos considerar um cão idoso quando este atinge o terço final da sua expectativa de vida, ou seja, a partir de 5 anos de idade (raças grandes e gigantes) ou a partir de 7 anos de idade (raças pequenas ou médias), segundo Freitas et al.(2006). Atualmente temos percebido que a expectativa de vida de cães e gatos tem aumentado devido a alimentação e cuidados veterinários.

A Nutrição e seus Problemas.

A nutrição dos cães muda de acordo com a fase da vida do animal. Durante o processo de envelhecimento há mudanças físicas e metabólicas que afetam o tipo de alimentação. Com o avanço da idade também podem surgir às doenças decorrentes dessa fase como insuficiência cardíaca, diabetes, doenças hepáticas, colite e por isso é necessário ter um cuidado redobrado quando se fala em nutrição nesta fase. Um dos grandes problemas enfrentados nos cães idosos é a tendência a obesidade, uma vez que a metabolização e a fisiologia nessa fase da vida se tornam mais lenta, o animal passa a ficar mais indisposto a caminhadas, sente dificuldade em sentir o sabor dos alimentos, tem redução do olfato, das secreções salivares e gastrointestinais, além de problemas bucais que podem prejudicar a mastigação do alimento sendo necessário buscar o melhor tipo de alimentação e balanceamento nutricional do seu cãozinho.

Cuidados Necessários

Com o objetivo de prolongar e melhorar a qualidade de vida dos cães idosos tente ofertar nutrientes de fácil digestão e com proteínas de alta qualidade para manter sua massa muscular. Sabendo de todos esses cuidados que o cão velhinho está propenso, é necessário fazer exames clínicos gerais, acompanhamento com médico veterinário e nutricionista animal para prolongar ainda mais a vida do seu cão.

Créditos: Vanessa Galdioli