A ingestão de água pelos gatos é igual a de outros animais ?

A ingestão adequada de água faz parte de uma dieta saudável para os animais, entretanto é comum encontrarmos gatos com dificuldade de ingerir a quantidade mínima fisiologicamente exigida para que haja um bom funcionamento de seu organismo.

Além de filtrar o sangue para a produção da urina, os rins possuem um papel importante na produção de hormônios, controle da pressão arterial e balanço hídrico eletrolítico, desde que estejam com um bom funcionamento. Os néfrons são estruturas funcionais dos rins, responsáveis por todo o funcionamento do órgão. Contudo, nos gatos são encontrados em menor quantidade quando comparado aos homens e aos cães, sendo propícios ao desenvolvimento de doenças renais, justificando a necessidade de maior ingestão de água nesta espécie.

Qual a quantidade ideal de ingestão de água  ?

A quantidade diária exigida varia com o peso do animal, condições de vida e sua dieta. Os gatos que se alimentam com dieta seca necessitam de uma maior ingestão de água, pois as rações contêm em média 10% de água. Já na dieta úmida, como sachês ou latas, onde há até 80% de água, a necessidade média exigida de água por animal é de 60 ml/kg/dia. Vale ressaltar que os filhotes devem ingerir mais água assim como uma quantidade maior de calorias.

Como aumentar a ingestão de água do seu felino ?

  • Espalhe diversos recipientes de água pela casa. Para isso utilize vasilhas de água largas, pois os gatos não gostam de encostar seus bigodes nas bordas.
  • Os felinos preferem beber água longe do local que se alimentam, devido a isso é preferível que as vasilhas estejam longe dos recipientes de ração.
  • Caso seu gato possua o hábito de beber água corrente (opte pela fonte do que deixar a torneira aberta), utilize fontes de água com filtro. Mas, se seu gato não possui esse costume continue apenas com as vasilhas para não criar este hábito no animal.
  • Quando o clima estiver quente, coloque pedrinhas de gelo na água, os gatos gostam de água fresca. Outra dica é fazer também gelos de atum com a água da latinha. Coloca-se a água nas forminhas de gelo e ofereça para os gatinhos lamberem, com isso eles se distraem e aumentam a ingestão de água. Mas lembre-se esta dica vale apenas para gatos que não possuem doença do trato urinário, devido à alta concentração de sódio nesses alimentos enlatados.
  • Por fim, não se esqueça de sempre trocar a água dos recipientes para que sempre esteja fresquinha.

Autora: Ana Paula Morales Assis