A hora certa de iniciar os passeios.

Quando um filhote chega em casa, há uma certa ansiedade por parte dos tutores em levar o animal para passear. Porém existe o momento certo para os filhotes conhecerem o mundo fora de casa.

O melhor momento para iniciar os passeios é a partir da vacinação completa, considerado após 4 meses de idade, sendo elas as vacinas múltiplas ou polivantes (V8, V10 e antirrábica). Protegem os cães da hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina. Já a vacina antirrábica protege os cães contra a raiva sendo que algumas dessas doenças são consideradas zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para o homem.

Devido a imunidade dos filhotes não estarem completamente estabelecida até 4 meses de idade, não é indicado sair de casa com eles, nem mesmo no colo, pois há doenças que são transmitidas de forma aerógena , ou seja, por via respiratória. Muito importante, estar com o controle de ectoparasitas em dia (pulgas, carrapatos e ácaros) que são veículos de várias doenças.

Alguns cuidados devem ser tomados.

  • Ao chegar em casa retirar os sapatos ou limpar a sola do sapato com um pano embebido com água sanitária mais água corrente;
  • Importante sempre lavar as mãos quando for brincar com seu animalzinho;
  • Evite que seu filhote tenha contato com outros cães que estejam acompanhados de possíveis visitas a sua casa;
  • Se você tiver outro cão em sua casa, evitar de passear até que seu filhotinho esteja totalmente imunizado;
  • Manter sempre fora do alcance do filhote, objetos que tenham vindo sujos da rua;
  • Importante ter contato com um veterinário de confiança, para possíveis emergências e cuidados paliativos para o crescimento saudável do seu filhotinho.

Qual a duração do passeio e qual a frequência ?

Primeiro devemos levar em consideração a raça, idade e porte.

Em geral animais de grande porte necessitam de passeios com mais frequência e mais tempo, enquanto em animais de pequeno porte, uma caminhada de 20 minutos uma vez ao dia já é suficiente. Cães idosos precisam de caminhadas curtas com uma duração menor nos dias mais frescos. O passeio ideal deve ser feito de forma gradual, fazendo com que o cão se acostume à rotina do exercício.

Um cachorro que está iniciando a rotina de passeios deve acontecer em dias alternados, por volta de vinte minutos. Sempre importante levarmos em consideração o clima e os horários em que não esteja muito sol, pois a calçada quente pode queimar as patinhas, e os dias de muito calor pode levar o seu cão ao estresse térmico.

Tenha sempre em mãos agua potável e um sacolinha para recolher as necessidades do seu cão, é importante recolher e jogar na lixeira.

Algumas raças necessitam de passeios mais frequentes e mais exercícios recreativos, como por exemplo o Boder Collie; Bull Terrier, Labrador, Golden e Boxer, pois são raças que necessitam gastar mais energia em comparação com outras menores como Pinscher, Shitzu, Lhasa Apso, ou Spitz Alemão que não necessitam de passeios tão intensos.

Créditos: Vanessa Galdioli