A Castração.

A castração é um procedimento indicado para a maioria dos animais pois oferece vários benefícios para a longa vida dos pets.

Quando deve ser feita.

A castração é indicada para machos e fêmeas. No caso dos cães machos deve ser feita a partir dos 2 meses de vida quando ele ainda não atingiu sua maturidade sexual e em cadelas se recomenda antes do primeiro cio. Para os gatos é recomendado a castração a partir dos 4 meses de vida, sendo o ideal até os 8 meses de idade.

Como funciona.

A castração é uma cirurgia muito simples executada em clínicas ou hospitais veterinários por profissionais especializados. Antes da cirurgia, o animal deve passar por exames que demonstrem a integridade de sua saúde. Após o resultado de análise de sangue, ocorre o agendamento da cirurgia. Antes da cirurgia é importante que o animal não beba água e nem se alimente, fazendo um jejum de 8 a 12h. Durante o procedimento, o animal recebe anestesia geral, tornando a cirurgia totalmente indolor. Nas fêmeas é feito a retirada do útero, trompas e ovários, já nos machos ocorre a retirada dos testículos. A recuperação é super rápida durando aproximadamente uma semana. É muito importante que nesse período o animal fique de colar ou roupa cirúrgica para evitar que o mesmo se machuque ou crie o hábito de lamber a ferida.

Quais são os benefícios.

Os benefícios variam desde a melhora no comportamento até a prevenção de inúmeras doenças. A castração também evita a reprodução descontrolada que diminui a longevidade dos nossos pets e aumenta o abandono nas ruas. No caso das fêmeas a castração reduz o risco de problemas nas vias uterinas, câncer de mama, evita a gravidez psicológica e cessa o sangramento em períodos de cio. Ela também evita o uso de anticoncepcionais que são considerados maléficos para os animais. Nos machos previne doenças na próstata e testículos, também evita a marcação de território com urina que é feita quando o animal atinge sua maturidade sexual. Em caso de animais fêmeas ou machos que moram em casa, a castração evita que eles tenham aquela vontade incontrolada de sair, prevenindo brigas que ocorrem devido as interações nas ruas.

Créditos: Brenda dos Reis Brene