O que é o Bicho de Pé ?

É um inseto que pertence à família das pulgas chamado Tunga Penetrans , causador da tungíase, onde o inseto se aloja na pele do hospedeiro (homem ou animal), causando uma infecção caracterizada por inchaços dolorosos, localizados principalmente ao redor de onde o inseto penetrou. É comum nos cães se alojar nos coxins das patas. Se a fêmea estiver fecundada, ela aumenta de tamanho na pele do animal onde está instalada, o que caracteriza os nomes populares como batata no pé, moranga ou bicho de pé.

Como se desenvolve.

O bicho-de-pé pula em direção ao hospedeiro para penetrar em sua pele. As larvas são de vida livre, e podem ser encontradas em chão de terra, solos arenosos quentes e secos como  praias e principalmente em chiqueiros de porcos. O adulto (pulga) possui coloração marrom avermelhada e mede cerca de 1 mm de comprimento. É a fêmea adulta e fertilizada que perfura a pele do animal (Cães,Gatos,Porcos entre  outros mamíferos). Ela aloja-se no corpo do hospedeiro e afetam principalmente os coxins dos cães, causando lesões visíveis, do tamanho de um grão de ervilha ficando com o segmento abdominal paralelo à superfície da pele exposto. Alimenta-se do sangue do hospedeiro e vai expelindo os ovos maduros pelo ovipositor. Uma fêmea pode produzir de 150 a 200 ovos durante um tempo de 7 a 10 dias. Depois desse período, a fêmea morre e cai no solo.

Como saber se o meu cão esta com bicho de pé ?

Esse inseto pode se instalar entre os coxins dos cães, levando a um aspecto de cor de batata, chegando a um tamanho de um grão de ervilha. O animal infectado sente coceira e dor para andar e acaba se tornando uma porta de entrada para outras infecções.

Como Evitar.

Manter o ambiente em que o animal vive sempre limpo e higienizado. Importante passar produtos em áreas de terra e grama para combater esse parasito. Sempre manter o animal com produtos que previnem a contaminação por pulgas e outros ectoparasitas além de isolar o animal infectado dos demais até finalizar o tratamento.