O que é a ansiedade de separação ?

A ansiedade de separação consiste na alteração comportamental dos animais devido à ausência do seu tutor. Os cães, em especial, costumeiramente se apegam ao dono de modo que só se sintam seguros na presença dele, isso se deve a natureza das relações sociais dos cães, uma vez que, são animais que necessitam de agrupamento com outros da mesma espécie ou não, para se sentirem protegidos.

Como identificar ?

O proprietário notará no animal que sofre de ansiedade de separação a resistência à sua saída, ao ter a percepção de que as ações de seu tutor lhe remetem a um acontecimento prévio em que ele foi deixado sozinho. O cão tende a exprimir o seu receio de abandono latindo, chorando e com extrema agitação. Ao retornar para a casa, o tutor pode se deparar com objetos destruídos e até mesmo com lesões no animal, causadas em função de lambeduras por um longo período de tempo.

Quais são as causas ?

O afastamento da mãe quando realizado de forma prematura pode levar o cão a sofrer de ansiedade de separação. Somado a esse fator, a mudança repentina de ambiente e a associação da ausência do dono a eventos traumáticos também podem conduzir o animal a essas alterações comportamentais.

Como tratar ?

Estimular a realização de atividades físicas e interação com outros animais, além de associar a saída do tutor com eventos positivos ajudará o cão a lidar melhor com a ausência do dono. É importante que nos minutos que antecedem a sua saída, o tutor não interaja com o cão, agindo da mesma forma no momento da sua chegada.

Autora: Luana Fiuza