É possível adestrar um gato ?

O adestramento de gatos não é tão comum quanto o de cachorros, mas nada impede de ensinar alguns truques a eles.  Assim como os cães, os felinos aprendem por esforço positivo, ou seja, dar um agrado sempre que obtiver algum resultado.

Quanto tempo leva para o gato aprender algo ?

O treino pode durar duas semanas quando feito com pessoas preparadas e pelo menos um mês com leigos. Assim que o animal perder o interesse, é hora de encerrar o treinamento no momento.

Como incentivar o felino a participar do treinamento ?

É preciso que o gato se interesse pela recompensa, como seu petisco ou brinquedo favorito, ou até mesmo carinho. Além disso, é recomendado retribuí-lo com petiscos pequenos, pois assim o gato demora a saciar a fome e o treino pode durar mais tempo. É importante recompensar o animal a cada pequeno resultado, assim ele terá maior motivação para continuar o treinamento. Quanto aos petiscos como forma de recompensa, é necessário tomar cuidado, pois em excesso podem causar obesidade ao animal. Além disso, os gatos podem preferir carinho ou seu brinquedo preferido no lugar do petisco, isso vai da personalidade de cada um.

Como ensinar alguns truques básicos.

“Senta”: Erguer o petisco e levar levemente para trás da cabeça do gato, introduzindo o comando. Assim que ele sentar, recompensá-lo.

“Fica”: Para aprender esse comando, o animal deve ter aprendido a sentar. Quando ele estiver sentado, demorar um pouco mais para recompensá-lo. Se ele levantar, fazê-lo sentar novamente e não o recompensar por ter levantado. Com o tempo, ele entenderá que só ganhará a recompensa se ficar no lugar, então é só introduzir o comando e recompensá-lo.

“Vem”: Esse talvez seja o truque mais fácil de ensinar, é só segurar a recompensa e chama-lo. Quando ele se aproximar, recompensá-lo.

Entrar na caixa de transporte: Jogar um petisco dentro da caixa e dar “tapinhas” em cima dela. O gato entrará e comerá a recompensa. Com o tempo, o animal associará a caixa como algo bom e será fácil transportá-lo.

“Pega a bolinha”: Essa é uma brincadeira que entretém e exercita o gato e é dividida em 3 fases.

  • Fase 1: enrolar um petisco dentro de uma bolinha de papel e jogar para o gato buscar. Quando ele perceber que tem um agrado dentro, passa a associar aquele brinquedo a algo bom.
  • Fase 2: depois que o gato entende que ao pegar a bolinha ele será recompensado, é hora de mostrar que quando ele estiver com ela na boca, pode ganhar um petisco muito mais saboroso, porque não terá que desembrulhá-lo. Para isso, é preciso agir rápido, assim que o gato pegar a bolinha.
  • Fase 3: essa fase começa quando o felino se aproxima do tutor depois que pega a bolinha, pois ele já sabe que ganhará um petisco. A partir desse momento, é só recompensá-lo toda vez que ele trouxer a bolinha.

“Dar a Pata”: Segurar o petisco com a mão aberta e chegar bem perto do gato. Caso ele tente pegar com a boca, afastar a mão e tentar novamente. Dessa vez, o animal tentará com a pata, e assim que ele tocá-la na mão do tutor, dar o petisco que está na outra.

O adestramento em felinos é importante para o bom comportamento e para perceber que o tutor tem total autoridade sobre ele.

Créditos: Isabelle Taiatele Lustoza