Podemos dar alimento de cães para gatos?

Podemos dar alimento de cães para gatos?

Hoje em dia cães e gatos são membros da família, dividem o mesmo espaço, o carinho da família e até o alimento, havendo uma disputa pela atenção do seu dono, mesmo a ração do seu amiguinho não sendo tão apetitosa.
Muitos donos de gatos ficam na dúvida se deve ou não dar a ração, do seu cão para o gato, se o alimento do seu cão fara algum mal ao seu bichano. Importante sabermos que cada espécie de animal há uma exigência nutricional, sendo assim, o gato precisa comer alguns nutrientes que o cão não precisa, assim os pesquisadores quando vão formular uma ração, colocam tudo que seu animal precisa de acordo com a necessidade da espécie.

A ração do cão pode intoxicar o gato?

A ração do cão não irá causar um quadro de intoxicação no seu bichano, porém se você substituir a ração especifica do gato, pela ração do cão, em um longo período de tempo, as necessidades de proteínas exigidas pelos gatos irão faltar, causando vários problemas de saúde. Gatos que tem o hábito de se alimentar de ração para cães, podem acabar sofrendo malefícios a saúde, de forma irreversível, devido à ausência de aminoácidos, como a taurina, que é um aminoácido essencial para a vida dos felinos, a deficiência desse nutriente, pode causar problemas cardíacos e de visão, deficiência do sistema imune, problemas reprodutivos e falha no desenvolvimento fetal.

Os felinos são carnívoros obrigatórios, sendo da natureza dos gatos alimentar-se de presas vivas e através delas, conseguindo obter toda a taurina que seu organismo necessita. Ao cozinhar a carne para oferecer aos nossos bichanos, o processo de cozimento, destrói a taurina, por isso esse aminoácido é adicionado na ração no processo de fabricação de ração para gatos.

Como fazer para o gato não comer a ração do cão?

Os gatos têm o comportamento de comer várias vezes em pequenas porções durante todo o dia, dessa forma seus donos acabam deixando a vontade a sua ração, já que os cães na maioria das vezes comem duas a três vezes durante todo o dia. Ao ter essas duas espécies no mesmo ambiente, devemos se adaptar com o comportamento de cada um, uma alternativa é oferecer alimento do seu cão, deve se esperar para que ele se alimente, assim observando se o gato não irá até o alimento do cão, terminando de se alimentar retira-se os potes e ofereça no outro momento da próxima refeição do cão, outra opção é colocar em um ambiente em que o seu gatinho não tenha acesso.
Todos estes cuidados podem evitar o consumo pelo gato da ração de cão e evitar que ele fique comendo alimentos que não suprem suas necessidades nutricionais.

 

Créditos: Vanessa Galdioli