Porque as proteínas são importantes.

As proteínas na alimentação animal são sem dúvida um dos componentes mais importantes, sendo indispensável o seu uso. Elas são aminoácidos responsáveis por diversas funções, entre elas, a regulação do metabolismo promovendo o crescimento, reprodução, fortalecimento dos pelos e energia. Seu uso também soma maior palatabilidade ao alimento, se tornando mais atrativo para os animais.

Qual a quantidade ideal de proteína.

Os cães adultos necessitam no mínimo de 20% e filhotes 24,4%. Gatos adultos precisam no mínimo 28,9% e filhotes 33,3%. Cada espécie e fase da vida animal exige um nível de proteína. As rações de filhotes possuem valores de proteínas maiores que de cães adultos, rações para gatos possuem mais proteína que as rações de cães. Isso ocorre porque cães filhotes estão em desenvolvimento e exigem uma demanda energética maior, necessitando de mais proteínas para constituir sua futura forma adulta. Os gatos por sua vez possuem natureza carnívora e utilizam mais proteínas para suas funções vitais do que carboidratos, também não sintetizam em seu corpo aminoácidos essenciais para sua espécie, como é o caso da taurina.

Como saber quanto de proteína tem a ração.

Todas as embalagens são obrigadas por lei a conter os níveis de garantias do produto, o que nos mostrará a porcentagem dos itens contidos na ração. Você, como tutor deve criar o hábito de ler a embalagem, pois o valor proteico da mesma é importante para o bem-estar do seu animal, evitando doenças articulares, cardiopatias, abortos entre outras afecções. A fonte dessa proteína também deve ser observada, pois ela determina o quanto o seu animalzinho irá digerir, o que influenciará na quantidade de proteína aproveitada pelo organismo dele.

Podemos concluir então que o alimento para seu pet deve estar em perfeito equilíbrio, contendo a porcentagem de proteína que ele necessita. Em caso de dúvidas converse com seu veterinário para o balanceamento da nutrição ideal.

Créditos: Brenda dos Reis Brene