Cães e Gatos podem ingerir cebola ?

Hoje em dia cães e gatos são tratados cada vez mais de forma humanizada, os pets fazem parte da família e são tratados como filhos e os tutores querem até alimentá-los como tal, porém alguns alimentos podem ser tóxicos, como a cebola.

O que ocorre quando esse alimento é ingerido ?

A cebola pode causar disfunções hematológicas, pois é facilmente absorvida e metabolizada capaz de oxidar a hemoglobina (proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio), diminuindo a oxigenação em outros tecidos.

Sinais clínicos de intoxicação por cebola.

Os sinais clínicos são, em sua maioria, relacionados ao sistema digestório, causando vômito, diarréia, dores abdominais e perda de apetite. Depressão e desidratação também podem ser observadas, além de frequência respiratória aumentada, letargia, fraqueza e hemoglobinúria (hemácias na urina, apresentando uma urina avermelhada).

Qual a dose mínima para o animal apresentar intoxicação ?

O animal pode apresentar sinais de intoxicação com apenas 5g de cebola por kg de peso vivo. O cozimento não diminui seu grau de toxicidade.

Por isto, não dê cebola ao seu animal!

O mercado pet oferece ao seu público uma infinidade de produtos específicos, os quais são balanceados para que não ocorra nenhum mal à saúde do animal, porém é preciso que seja fornecida a dieta ideal para seu cão ou gato.

 

Créditos: Isabelle Taiatele Lustoza